23 de dezembro de 2008

Natal - a tradição já não é o que era

O Natal já não é o que era. Nesta época do ano em que é suposto dar-se mais significado à família, o comum mortal, eu não fujo à regra, passou a associar esta quadra mais ao consumismo. Com isto, acabamos todos por gastar mais uns euros dos nossos orçamentos para oferecer uma lembrança àqueles de quem mais gostamos.
Mas não é só isso que está a mudar, também o conceito de família. A família já não tem para a minha geração o mesmo significado que teve para os meus avós. Tudo porque fomos educados, falo por mim, de forma diferente, dando importância a valores diferentes. Assim na minha geração, passam a ser os nossos amigos a fazer parte da nossa família, podendo nela estarem incluídos membros da nossa família de sangue.
Para mim o Natal também já não é o que era. Desde o ano passado deixei de ter o meu Pai (avô) Natal, que para além dos presentes, distribuía também boa disposição por todos, não só no Natal, mas durante o ano inteiro.

3 comentários:

Anónimo disse...

Um post em tudo verdadeiro... mas com uma ligeira falha, o teu avô está sempre contigo, no coração, e no pensamento. Um chavão, eu sei, mas nem por isso menos verdade!

Um santo e feliz natal meu amigo!

Madalena disse...

Era uma pessoa talhada para o espírito de Natal. Era bom, profundamente bom. Mas, em memória da sua bondade e do que nso deu enquanto viveu, devemos continuar... Beijinhos, filho!

Anónimo disse...

Pode ser diferente, mas não deixa de ser isso mesmo: Natal! :)

Grande abraço, Amigo!